Coniacc

agenda
11
Outubro
00:00 - Gramado - RS

20º Congresso Nacional de Voluntários e Instituições de Apoio a Criança e ao Adolescente com Câncer

28
Novembro
00:00 - Brasilia - DF

Dia de Doar

23
Novembro
00:00 - Brasilia - DF

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

eventos
 
vídeo
Realizando sonhos

A paciente Ana Clara foi professora de balé por um dia no Lar Amigos de Jesus.

Parceiros
Associação de Combate ao Câncer Infanto Juvenil - Associação Peter Pan
|
Tamanho da Letra:

Trata-se de uma história que reúne pessoas, sentimentos, ideias, sofrimento e muito amor. Sem pensar no futuro, essas pessoas se uniram em um grupo para tentar mudar o presente, a dor e a solidão de crianças e adolescentes acometidos com uma cruel doença; o câncer.

Alguém desse grupo, por algum motivo, visitou o setor de Oncologia do Hospital Infantil Albert Sabin(HIAS), em Fortaleza-CE, e se confrontou com a realidade de pequenos seres humanos colocados à prova pelo destino.

Em 1996, através da sensibilidade e do amor, nascia assim, o que viria a ser, futuramente, a Associação Peter Pan. Foi quando adultos e crianças começaram a brincar de “Faz de conta....de ser Feliz”. Um objetivo maior então norteou essa equipe que imaginou poder conseguir um padrinho ou madrinha para cada um dos pacientes internados; a começar por cada um desses voluntários que imediatamente adotou uma criança.

Essa ação surgiu como efeito multiplicador das adoções, fazendo com que cônjuges, filhos e amigos dos componentes da equipe inicial, se tornassem padrinhos e madrinhas. Quando se atingiu a quantidade de 50 padrinhos, fez-se uma grande comemoração. Hoje, já se somam milhares apadrinhados. Esses padrinhos cumprem a dupla função de doar uma cesta básica com alimentos adequados ao tratamento e também de oferecerem um acompanhamento fraterno.
Um dos primeiros passos foi a ideia de um veículo para transporte das crianças. Após diversos bazares, doações e trabalho voluntário, comprou-se então a primeira Kombi. Essa importante vitória possibilitou o ir e vir das crianças e adolescentes já desgastados pelo tratamento.
Já se passaram mais de 10 anos e os objetivos antes modestos, foram se transformando em objetivos mais ambiciosos.

A própria necessidade fez com que se pensasse em algo mais ousado como a criação de um Hospital Dia. Foi quando surgiu a possibilidade de parceria com o Instituto Ronald McDonald. Para isso era necessário que o grupo se transformasse numa Associação. Tal parceria tornou possível a compra de terrenos nas proximidades do HIAS e posteriormente a construção de um audacioso sonho. Após 4 anos de grandes esforços de todos os voluntários, o sonho se torna realidade. No ano 2000 foi inaugurado o Hospital Dia Peter Pan, que realiza a quimioterapia, em nível ambulatorial, nas crianças que estão em melhor estado de saúde e não necessitam de internação para continuar o tratamento.
Desde a construção do Hospital Dia, são incontáveis os benefícios que a APP vem agregando à nossa comunidade, destinando ao tratamento do câncer infanto-juvenil decisivas ações de humanização do serviço realizado pelo HIAS, no cuidado com a situação bio-psíquica-sócio-cultural de milhares de pequenos e jovens pacientes e de seus familiares, bem como a execução de imprescindíveis campanhas de diagnóstico precoce no interior do Estado do Ceará, fundamental à cura.
Atualmente, o Hospital Dia Peter Pan tem capacidade para atender, em média, 50 pacientes/dia e conta com 3 consultórios médicos, 01 para UTU e 01 sala para enfermagem. Conta ainda com brinquedoteca, playground, espaço do adolescente e jardim.

Hoje, como marco divisório da história da Associação Peter Pan, temos em andamento, a construção de mais um sonho, o CENTRO PEDIÁTRICO DO CÂNCER. O Centro terá quatro pavimentos com 69 leitos sendo 24 de quimioterapia sequencial, 24 de enfermaria com isolamento, 16 quimioterapia-dia e 5 UTI’s.
Hoje a Associação dispõe de dados sobre o perfil sócio econômico dos assistidos:

• 83,6% têm renda familiar inferior a 2 Salários Mínimos;
• 54,3% têm renda familiar inferior a 1 Salário Mínimo;
• 23,0% têm renda familiar inferior a ½ Salário Mínimo;
• 86,9% das famílias residentes no interior têm renda inferior a 2 Salários Mínimos;
• 61,3% das famílias residentes no interior têm renda inferior a 1 Salário Mínimo.

 

Ao longo da história da APP, com o apoio da sociedade e a imensurável ajuda de centenas de voluntários dedicados, disciplinados para uma tarefa maior, é possível sentir e tocar em tudo que já foi feito, mas ainda há muito a fazer.

A Associação Peter Pan surgiu a partir de uma semente sonho que foi plantada nos corações férteis e essa história nos mostra que os sonhos se materializam sim, através da importância sublime de ajudar ao próximo, reproduzindo e multiplicando os ensinamentos de Deus.

Diretoria

 

  Diretoria Executiva
 

Olga Lúcia Espíndola Freire Maia
Presidente

Rosângela Formentin Gomes
Vice-Presidente

Andrine Guimarães Coelho Pontes
1ª Tesoureira

Ana Maria Freire Pitta Pinheiro
2ª Tesoureira

Maria Madalena de Lima
1ª Secretária

Augusta de Fátima Soares
2ª Secretária

Marlúcia Alves Coelho e Silva
Doações

Zuleika Zardo da Silveira
Eventos Sociais

Maud Maria Coelho Rodrigues
Assistêncial

  Coordenadoria


Jackson Teixeira Lopes
Coordenação Administrativa

Sheyla Abreu de Mendonda
Coordenação Financeira

Vânia Maria Assis Ribeiro
Coordenação de Voluntariado

Contato
Rua Alberto Montezuma, 350 / Vila União / Fortaleza - CE / CEP: 60410-770
Telefone:
(85)3402-7900
http://www.app.org.br
app@app.org.br
Fale Conosco

Todos os direitos reservados à CONIACC
Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer

Endereço: Rua Clementino Câmara, 234, Barro Vermelho - Natal/RN - CEP: 59030-330
Tel: (84) 40061603 / (84) 40061606